quinta-feira, 18 de agosto de 2011

ARARAS



Araras, como papagaios, que dizemos que eles falam, em geral, não “falam”  Só imitam sons de voz humana e de outros animais. Os cientistas não têm a menor idéia, ainda hoje, do porque araras, papagaios, periquitos e outras aves possuem essa capacidade de imitar sons.


Dizem os pesquisadores que bandos de macacos invadem o oco de árvores onde as araras fazem seus ninhos. A intenção dos macacos é   para comer os ovos das araras. Mas elas são tão violentas que atacam os macacos sem piedade, findando na desistêcia dos macacos.


Quando ameaçadas por algum perigo, ou mesmo com presença de estranhos no seu território, as araras saem esvoaçando pela mata e vão espalhando a inquietação. A barulheira adverte toda a bicharada.


Do  gênero dos papagaios, a arara-azul, ou araraúna, é a que mais aprende a imitar a voz humana. Ela é muito dócil quando criada em cativeiro


Mas a tagarelice das araras perde longe para os papagaios cinzentos que vivem na África. Quando ouvem sua própria voz gravada, então esses parentes da arara desandam a “falar” interminavelmente.


São quatro das muitas variedades de araras existentes nas matas que vão do México à Amazônia. Existem araras vermelhas (as maiores, que atingem 1 metro do bico até a cauda), azuis e muitas outras, onde o verde predomina.


Visite este endereço


Assunto: Cangaço

Nenhum comentário: